Tomodachi Game

Tomodachi Game: uma narrativa confusa e uma adoração exagerada ao protagonista

Tomodachi Game” é uma série de mangá japonesa conceituada por Mikoto Yamaguchi e escrita e ilustrada por Yuki Sato. Foi serializada na Bessatsu Shōnen Magazine da Kodansha desde dezembro de 2013. Ganhou uma adaptação para live-action que estreou em 2017. Uma versão em anime, produzida pela Okuruto Noboru, foi ao ar de abril a junho de 2022, consistindo em 12 episódios feitos pelo Studio Okuruto Noboru.

Tomodachi Game: amigos, amigos negócios a parte!

Tomodachi Game: uma narrativa confusa e uma adoração exagerada ao protagonista - Acesse: Refúgio Nerd
Tomodachi Game” é uma série de mangá japonesa conceituada por Mikoto Yamaguchi e escrita e ilustrada por Yuki Sato. Foto: reprodução internet

Yuichi Katagiri é um estudante do ensino médio que valoriza a amizade acima de tudo e leva uma vida feliz ao lado de seus amigos Shiho, Tenji, Makoto e Yutori. No entanto, um incidente os afunda em dívidas, forçando esses cinco jovens a participar do “Tomodachi Game”, um jogo onde é preciso confiar plenamente em seus amigos para vencer. Deveria ser uma tarefa fácil para este grupo. Será que eles são amigos de verdade, ou não? A verdadeira natureza da humanidade será escancarada nesta obra de disputa psicológica barata.

Seguindo um clichê de battle royales com amigos, “Tomadachi Game” é um pouco confuso com suas regras, o que faz o espectador se afastar um pouco sobre os jogos impostos neles. Em nenhum momento vemos nada que confirme o sobrenatural nessa disputa. E tudo gira em torno de dinheiro, o ponto central do jogo é dinheiro, mas exatamente o pagamento ou o aumento da dívida que foi coletada por um deles, mas qual deles?

Quanto ao pagamento da taxa de entrada, em algum momento o Manabu-kun deu a entender que ela foi paga conscientemente? Você entendeu? Eu também não! Como fica confuso, você só vai adiante e vê eles começarem a acusar um ao outro de traição, e claro que, para entendermos eles, alguns episódios mostram seu passado. Eu digo que há algumas motivações tão fracas que só servem como um pequeno apoio para a história poder rolar de alguma forma.

Confusão e protagonismo forçado

Tomodachi Game: uma narrativa confusa e uma adoração exagerada ao protagonista - Acesse: Refúgio Nerd
A obra endeusa Yuichi, um personagem forçado. Foto: reprodução internet

Além das regras pouco explicativas, que ficam mais confusas a cada jogo, a forma como endeusaram Yuichi como o mestre das jogadas ou um mestre em manipulação é forçada demais. Ele não demonstra isso, tanto que alguns personagens fazem diálogos expositivos dizendo o quanto ele é incrível, e aí você acaba se perguntando o que estão vendo que o espectador não está, porque incrível ele não é.

Não fui atrás do material original que é o mangá; pelo que pude ver, ele é bem avaliado no mangá e tem uma venda muito boa, e sim, ainda está em publicação. “Tomodachi Game” só tem um episódio bom, que é o segundo episódio. Depois dele, você não quer nem saber que jogo estão fazendo, só quer ver eles brigarem entre si. Se procura algo vazio ou algo para ficar olhando vez ou outra para a TV, ele é um bom passatempo.

Confira outras publicações do Refúgio Nerd

Confira o trailer do anime

Deixe uma resposta