Índice de conteúdo
NEGROS NOS GAMES | A indústria dos videogames sempre foi uma das mais inclusivas e evolutivas no que diz respeito à diversificação de identidades e gêneros. As questões raciais no mundo têm sido temas de debates, movimentos políticos, e no mundo virtual, houve um crescimento de protagonistas negros, influentes e cativantes.
A crescente conscientização sobre a importância da diversidade tem inspirado desenvolvedores de jogos a criar heróis e heroínas que refletem a riqueza da experiência humana, incluindo as experiências únicas da comunidade negra. Esses personagens não são apenas visualmente diversos, mas também têm histórias que exploram temas significativos, desde a luta contra a injustiça até a celebração da cultura afrodescendente.
Onde estão inseridos os negros?
Em suma, os norte-americanos brancos e asiáticos são os preferidos para serem os protagonistas de grandes franquias de videogame. Podemos observar isso em personagens de séries renomadas, como Leon Kennedy e Claire Redfield (Resident Evil), Claude Speed e Tommy Vercetti (Grand Theft Auto – GTA), Dante e Vergil (Devil May Cry), e assim por diante.
Os personagens negros, em sua maioria, foram frequentemente representados em jogos como atletas ou membros de gangues. Exemplos incluem o fabuloso Eddy Gordo e Christie Monteiro (Tekken), Dhalsim e Dee Jay (Street Fighter), Lance Vance e Franklin Clinton (GTA), Jax (Mortal Kombat) e outros.
Veja também: Mulheres nos esportes: jogos radicais são mais inclusivos
Negros como protagonistas
Os negros já estavam presentes na indústria de jogos, porém a representação como protagonistas era ainda limitada, o que não promovia empatia entre os jogadores negros. Com a evolução nos jogos, as histórias tornaram-se mais profundas, a narrativa mais emocionante, e os negros começaram a assumir o protagonismo.
A Rockstar Games incluiu Carl Johnson – C.J (2004) e Franklin Clinton (2013) como protagonistas da série GTA. O eterno CJ imortalizou o GTA San Andreas, sendo um dos personagens mais aclamados pelos fãs e um dos mais vendidos da história, com 27,7 milhões em mídias físicas e digitais.
Miles Morales é uma das versões do amigo da vizinhança, o Homem-Aranha, que além dos quadrinhos, se popularizou devido ao seu jogo e filme. Todo o carisma e personalidade do jovem garoto do Brooklyn levaram o herói das páginas para o cinema e, mais recentemente, para os games, tudo em menos de 10 anos!
Sheva Alomar é protagonista e matadora de zumbi da franquia da Capcom, Resident Evil. A jovem, movida por sede de vingança contra a empresa bioterrorista, possui uma personalidade forte e grande força de vontade. No entanto, a personagem foi retratada de forma sexualizada, recebendo, por isso, duras críticas.
Prophet é o guerreiro cibernético à frente de Crysis 3. Na terceira edição do jogo, suas memórias são o guia do enredo do jogo e ele retorna após a sua morte em combate na segunda edição. Prophet é o capitão líder do Raptor Team, com um destaque para sua habilidade tática e raciocínio rápido.
Confira mais notícias no Refúgio Nerd