A Nintendo revelou que a maioria dos serviços online remanescentes do 3DS e do Wii U chegará ao fim neste ano. O multiplayer de Splatoon e Super Mario Maker serão os primeiros a perder os serviços online. A funcionalidade Badge Arcade, que permite aos jogadores personalizar o menu inicial do Nintendo 3DS, também será descontinuada.
A Nintendo havia dito anteriormente que os serviços online nos sistemas seriam encerrados no início de abril, mas não havia compartilhado uma data específica até agora. Também alertou que poderia “ter que interromper os serviços mais cedo do que o planejado” — alguns jogadores tiveram dificuldades para acessá-los no final do ano passado.
Os jogos e o singleplayer continuarão em ambas as plataformas, e haverá exceções em relação ao término dos serviços online em jogos de terceiros, mas quem deve resolver isso é o próprio consumidor com os editores de cada jogo para saber se os serviços se manterão ativos. A Nintendo encerrou a eShop tanto no 3DS quanto no Wii U em março do ano passado.
Outra funcionalidade que permanecerá é o StreetPass no 3DS, pois isso se conecta a outras unidades 3DS por meio de comunicação local. No entanto, o SpotPass será descontinuado, já que isso requer uma conexão com a internet.
A empresa informou que os proprietários de 3DS e Wii U têm até o dia 12 de março de 2024 para mesclar sua ID da Nintendo Network e a Conta da Nintendo. Se o fizerem, poderão gastar qualquer saldo na eShop de qualquer um dos sistemas em jogos do Switch, DLC e outros conteúdos digitais.
Acompanhe mais notícias entrando no Refúgio Nerd!